quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cobras Peçonhentas

Existe uma grande diferença entre as cobras peçonhentas e não peçonhentas,uma dessas características é o formato da cabeça,outro é que podemos observar um orifício entre a narina e o olho,caso a cobra possuia isso,ela é peçonhenta.Temos aqui no Brasil vários exemplos de cobras venenosas(peçonhentas) como:Jararaca,Surucucu,Cascavel e Coral.Essas são as mais fáceis de se encontrar.Ao ser picado(a) por uma delas,caso n esteja perto de algum ambulatório,amarre um pano e o mais indicado é que vá imediatamente pro hospital,para que o veneno seja removido.Cuidado!Nunca chegue perto de cobras,principalmente peçonhentas.

No Brasil, há 260 espécies de cobras conhecidas, sendo que 40 delas são peçonhentas. Exemplos de cobras peçonhentas são: a jararaca, a surucucu, a cascavel e a cobra coral. Se cada espécie tem veneno diferente, o antídoto é diferente e também os efeitos do veneno.



Algumas cobras peçonhentas : Jararaca , Surucucu , Cascavel ,Coral.

O tratamento de uma picada de cobra peçonhenta é feito com soro antiofídico, que é produzido a partir do próprio veneno da cobra. Esse soro tem vários passos para que seja produzido:

- Extrair o veneno da cobra, pressionando a glândula de veneno.
- Ressecar o veneno para ele ficar concentrado.
- Diluí-lo em pouca água e injetá-lo em um cavalo.

Após 40 dias, é retirado sangue do cavalo, a fim de obter o plasma do qual, através de centrifugação, são separados os anticorpos.

O processo de retirada do veneno é demorado, porém salva muitas vidas.